-
Arquitetos: Twobo arquitectura
- Área: 120 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: CRIBA tècnics, rimvara SA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa que intervimos teve apenas dois inquilinos desde a sua construção, há mais de 100 anos.
O seu último habitante foi um famoso marceneiro que compulsivamente preencheu a casa com grandes móveis que mal permitem a passagem entre eles. Ao entrar sente-se que tudo fugiu a linha do tempo, tudo na casa foi amontoado, o tempo e o espaço.
A casa se torna extremamente profunda e escura em seu centro. A circulação clássica da ampliação ocupa um espaço visual de 25 m. Tudo se afasta por efeito da perspectiva e falta de luz.
Queríamos aproximar sem perder a densidade do tempo e espaço que a moldaram. Perder a circulação e o ponto de fuga, e em vez disso, sobrepor planos e adicionar camadas. Aproximar em vez de afastar, abrir-se ao espaço e à luz.
Como uma lembrança do seu último habitante, e da sua profissão, três grandes móveis de madeira se sobrepõem ao espaço, adicionando usos. Quase não tocam em nada. Nem no teto, nem no piso e, nem nas paredes. Respeitando sempre a essência da ampliação: ladrilhos hidráulicos, forros com molduras, carpintarias originais...
Estas três peças de madeira captam algo oriental, uma pausa, um interstício, limiares para o dia a dia.